Vamos dar de mamar

Para todas as mães e aqueles que as apoiam e acompanham no seu processo de amamentação
O "Vamos dar de Mamar" e a Ajuda de Mãe  tem todo o gosto de partilhar as suas experiencias e percursos de aleitamento na sua pagina de Facebook Dar De Mamar Ajudademae. Envie-nos o seu testemunho pois pode ser muito importante no apoio a outras mães


Dê o melhor ao seu Bebé, faça do aleitamento materno
uma experiência única e marcante!

 


"Quero felicitar todos os promotores do aleitamento materno. O trabalho de formação e a evolução da prática do aleitamento materno têm sido notáveis.
A Ajuda de Mãe tem consciência que se inclui neste grupo, e desde o primeiro momento, o trabalho com as mães tem sido nesse sentido. 
A salvaguarda da saúde dos bebés e o respeito pela opção pessoal de cada mãe/família exigem por vezes uma ajuda diferente.
Convidamos todos a visitar a Ajuda de Mãe e ver o trabalho de formação desenvolvido de forma continuada e consistente.
Obrigada a todos pela vossa ajuda."

Madalena Teixeira Duarte
Presidente da Ajuda de Mãe 


Projecto "Vamos dar de Mamar"


Após os primeiros 3 anos a promover a prática do aleitamento materno - Estes foram os Resultados apresentados no Primeiro Congresso de Aleitamento Materno realizado em Portugal

Consultar Posters em PDF 

 

Posters Vamos dar de Mamar-1    Posters Vamos dar de Mamar-2

 

Posters Vamos dar de Mamar-3    Posters Vamos dar de Mamar-4

 

E AGORA....... O QUE JÁ FIZEMOS

até ao final de 2016 tinhamos efectuado 2 620 visitas ao domicilio gratuitas,  foram 1754 as familias que receberam informação/formação sobre aleitamento materno. Atendemos tanto na linha fixa como no telemovel afeto ao projecto 18,400 chamadas (incluindo sms) . Respondemos a cerca de 5500 email e por último contamos já com 1120 seguidores na nossa pagina de facebook. Parabéns a toda uma equipa da Ajuda de Mãe


 

 

 Resultados dos prémios dos Posters que participaram no Congresso Nacional
 de Aleitamento Materno, dias 26 e 27 de Maio 

IMG 4865

Prémios do Júri:
1.º Prémio: "Formação Médica sobre Aleitamento Materno", de Rita Meireles Sousa Pedro.
 Prémio: "Abordagem Terapêutica da Candidíase Mamária em Lactentes", de Tânia Barcelos.
3.º Prémio: "O papel paterno na amamentação", de Isabel Trindade.

Prémio do Público: "O papel paterno na amamentação", de Isabel Trindade.


TESTEMUNHOS:

 

alba-romero

A Dra. Concepion de Alba Romero deixou-nos esta mensagem após a sua participação no Congresso Nacional de Aleitamento Materno:
"Mil gracias por todo. Fueuy bonito compartir tanta emoción y ciencia a la vez. Besos a todas"

esther

 A Dra. Esther Jiménez Quintana deixou-nos este testemunho:

"Fue un verdadero placer participar en el primer "Congresso Nacional de Aleitamento Materno" realizado en Portugal y le agradezco su invitación.
Les felicito por la organización y el éxito del evento.
Cordialmente"

olza

 

A Dra. Ibone Olza, oradora no Congresso Nacional de Aleitamento Materno, enviou-nos estas palavras:
"Muchas gracias a vosotras, fue un gran placer. Felicidades por toda vuestra labor de ayuda a madres. Un abrazo"


Artigo de Maria Marin Martinez

Mediano P, Fernández L, Rodríguez JM, Marín M: Case–control study of risk factors for infectious mastitis in Spanish breastfeeding womenBMC Pregnancy and Childbirth 2014, 14:195

http://www.biomedcentral.com/1471-2393/14/195

   

Últimas Notícias

 

Partilhe e goste da nossa página onde pode encontrar informação actualizada sobre novos estudos, testemunhos e acontecimentos

17903413 1123713941073974_4710537722999180276_n

 

Worshop sobre Amamentação

Ofereça um Worshop sobre Amamentação e Cuidados ao Recem Nascido a uma amiga, casal ou familar. Mais informações pelo dardemamarsim@ajudademae.pt.

 

Como é que sei que o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?

img_prg-freq1Existe um conjunto de sinais que nos permite perceber se o bebé está a ingerir a quantidade necessária de leite:

  • O bebé mama várias vezes, durante o dia e durante a noite;
  • Urina, no mínimo 6 vezes por dia;
  • A urina não tem um cheiro forte;
  • O bebé está a aumentar de peso; segundo as recomendações da Organização Mundial deverá haver um aumento de cerca de 500 gramas por mês até aos 6 meses de vida e de cerca de 400 gramas por mês entre os 6 e os 12 meses de vida do bebé.

Como posso aumentar a produção do leite materno?

prg-freq2Aumentar a frequência das mamadas: Sabe-se que quanto mais vezes o bebé mamar mais leite vai ser produzido. Experimente aumentar o número de vezes que amamenta o bebé, amamentando durante o dia e durante a noite.

Extrair o leite com uma bomba: Para aumentar a produção de leite poderá, no final de cada mamada, extrair o leite materno que o bebé não ingeriu naquela refeição. Existem no mercado bombas extratoras de leite, manuais ou elétricas, que podem ser vendidas ou alugadas.

Massajar as mamas: Faça massagens nas mamas antes e durante a amamentação. Ajuda a relaxar e estimula a saída do leite.

img_prg-freq3Evitar uso de chupetas e biberões: Enquanto a amamentação ainda não estiver bem estabelecida deverá evitar-se o uso de chupetas e biberões, uma vez que a posição em que o bebé coloca a língua e os lábios e os movimentos dos mesmos são diferentes dos que são necessários para uma amamentação eficaz, o que poderá criar alguma confusão ao bebé, levando-o a não conseguir pegar na mama da forma correta, não estimulando, assim, a produção do leite materno.

As técnicas mais eficazes: Outro aspeto importante é verificar a forma como o bebé abocanha a mama: o bebé deverá abocanhar não só o mamilo mas também grande parte da aréola (parte mais escura à volta do mamilo). Assegure-se também que tanto o bebé como a mãe se encontram numa posição correta e confortável: o bebé deverá estar com a cabeça em linha reta com o corpo e com a barriga virada para a da mãe; o queixo do bebé deverá estar encostado à mama da mãe e o lábio inferior virado para fora. A mãe deverá ter os pés apoiados e as costas direitas, numa posição em que se sinta confortável.

Até quando é que uma criança deve ser amamentada?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno está recomendado de forma exclusiva (sem oferecer outro alimento ao bebé), até aos 6 meses de idade e como forma complementar de alimentação até aos 2 anos ou mais.